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Sustentabilidade: um conceito que veio para ficar

Historicamente, em momentos de grandes crises, a sociedade repensa comportamentos, introduz novos hábitos e ressignifica alguns conceitos. A chegada da pandemia do novo coronavírus e, principalmente, seu prolongamento por mais de dois anos, tem feito com que as pessoas reavaliem uma série de questões, entre elas o consumo. Seja por terem que se ajustar à nova realidade econômica, seja por questões ideológicas, muitas delas passaram a frear as compras por impulso ou em excesso e analisar melhor marcas e produtos.

O consumo consciente e o foco na sustentabilidade, conceitos que já vêm ganhando força ao longo dos últimos anos, foram impulsionados durante o período de isolamento social. Viver com menos, privilegiar fornecedores locais, trabalhar a logística reversa de embalagens ou a reutilização delas e a reciclagem são temas que passaram a fazer parte das discussões familiares e também entraram na pauta da relação entre consumidores e empresas.

Dados de levantamentos feitos pelo Google Trends em 2021 apontam que os consumidores estão dando mais atenção a marcas que tenham um propósito, defendam uma causa e deixem isso claro na sua comunicação, dando preferência pela compra de seus produtos em detrimento de empresas que não se posicionem.

No mercado atual, quando se pensa em rótulos, por exemplo, além de um design bem intuitivo e interessante, uma estratégia e posicionamento claros sobre sustentabilidade e responsabilidade social contribuem para uma experiência positiva do cliente. Afinal, hoje o consumidor está mais informado e tem suas próprias convicções, portanto, não é mentira dizer que um produto pode ser deixado na prateleira caso não declare determinados pontos importantes.

Um exemplo concreto é o da indústria farmacológica, de saúde e bem-estar. Atualmente, é uma preocupação para inúmeros brasileiros saber se as marcas testam ou não seus produtos em animais — e a confirmação da prática normalmente vem por meio do rótulo. Está aí a importância de ter, para esse setor, um selo “Cruelty Free” bem aparente em suas embalagens.

Nesse contexto, a prática dos 5R’s da sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força na sociedade. São eles: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. E como impactam a relação dos consumidores com as empresas? Com a internet e a facilidade de acesso à informação, ficou muito mais fácil acompanhar a trajetória dos produtos e entender todas as etapas do seu desenvolvimento. Por isso, alguns clientes têm dado preferência a produtos e serviços de empresas éticas e engajadas, que praticam responsabilidade socioambiental e buscam minimizar os seus impactos.

Ao avaliar a compra de um produto ou contatação de um serviço de uma empresa, esse tipo de cliente analisa itens, como:

– A empresa é responsável com a sociedade, seus colaboradores e o meio ambiente?

– Realiza teste em animais?

– Pratica a coleta e descarte das suas embalagens e investe em programas para minimizar o impacto, como uso de refil, reaproveitamento ou troca de embalagens vazias por produtos novos?

– A empresa investe em produtos e embalagens feitos com materiais menos poluentes, como papel ou madeira?

– Patrocina ou investe em programas em prol do meio ambiente e da sociedade?

A Grafitusa sabe que esse tipo informação é importante para o cliente o meio ambiente e há anos implementa processos de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Entre eles está o uso apenas de papel com certificado FSC, um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido, que identifica, por meio de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal. Além disso, investe em ações de logística reversa de papel junto aos seus clientes, promovendo o descarte adequado por meio de parcerias com associações de catadores e de reciclagem.

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