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Design no PDV: três estratégias para utilizá-lo como diferencial competitivo

O setor de marketing e vendas talvez seja um dos que mais têm enfrentado mudanças velozes nos últimos anos. As equipes são obrigadas a se manterem super atualizadas e extremamente criativas quando o assunto é atrair a atenção do consumidor. Se, num passado não tão distante, era possível atingir praticamente todos os públicos-alvo com um comercial em horário nobre na TV, atualmente, dependendo do seu target, é possível que ele sequer assista a programação da televisão aberta.

Lidamos hoje com consumidores mais bem informados, super exigentes e infiéis às marcas, num cenário em que a concorrência se acirra a cada dia, seja pelo gosto do consumidor, seja pela fatia do seu orçamento familiar. Neste contexto, considerando a dificuldade de identificar o comportamento de mídia dos clientes e a extensa variedade de ofertas de comunicação que existem atualmente, o ponto de venda se transformou numa arma poderosa. Nele as empresas encontram a certeza do contato do seu público com o produto, possibilitando assim diversas ações, como merchandising, sampling, ofertas promocionais e até mesmo o próprio time de vendas da loja.

Para lidar com esse cenário tão desafiador, algumas empresas têm apostado no design do ponto de venda (PDV) como um importante diferencial competitivo. O cuidado com o local de exposição dos produtos fornece elementos para que uma marca possa se destacar em meio à concorrência. Sendo assim, o design no PDV impacta diretamente a decisão de compra, influenciando a experiência do consumidor. Quando trabalhado de forma estratégica, o layout de itens de exposição, como embalagens, totens, gôndolas e displays, conduz o cliente a um tipo específico de comunicação, que traçará o caminho até a compra do produto ou serviço.

Assim, listamos três estratégias para lhe ajudar a otimizar o design no seu PDV e melhorar os seus resultados. Confira:

– A fachada do estabelecimento é um dos primeiros pontos de contato do consumidor com o PDV; deve ser um convite para que ele entre e visite a loja. Por esse motivo, é recomendável que ajude a deixar claro o que o cliente encontrará, exibindo adequadamente produtos e preços.

– O design interno do ponto de venda deve destacar as propriedades exclusivas dos produtos e serviços, com o objetivo de facilitar as ações do cliente, seja com auxílio de iluminação ou de materiais criativos.

– A segurança e a qualidade das instalações do PDV não podem sair do radar e serem deixadas de lado de forma alguma. O cuidado com o design não pode, em nenhuma circunstância, comprometer a conservação dos produtos ou a integridade de vendedores e consumidores.

Contudo, é importante ressaltar que o uso dessas estratégias não garante totalmente a visibilidade, a aceitação e tampouco a venda. Para além do design do ponto de venda, é imprescindível da segmentação do público-alvo. De maneira geral, os consumidores fazem parte de grupos específicos de idade, sexo, comportamento, poder aquisitivo, entre outros fatores. O mesmo conceito se aplica em termos de canais de vendas, quando se cruza as características do público com os canais nos quais eles se abastecem de informação.

Se as empresas, por qualquer razão, não considerarem a importância de segmentar seus consumidores, bem como seus canais de vendas, fatalmente vão acabar gastando muito dinheiro com a realização de ações de baixa penetração e ou relevância para o público-alvo. Pesquisar e compreender o comportamento de compra dos consumidores é tão ou mais importante quanto o design do PDV e ter materiais de merchandising de alto impacto ou ofertas promocionais atrativas.

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