Muito mais que uma “caixinha” que acondiciona o produto para que não estrague e chegue intacto às mãos dos clientes, as embalagens estão se tornando um elemento cada vez mais importante na estratégia de marketing das empresas. Se a primeira impressão é a que fica, é válido considerar que a experiência do cliente pode começar antes mesmo que ele utilize ou consuma o produto.
Ao olhar uma embalagem, o consumidor cria uma ideia a respeito do produto. Conceitos como sofisticação, modernidade, regionalismo, sustentabilidade, tradição, inovação, praticidade e muitos outros são expressos de diversas formas. O material utilizado, o formato, a psicologia das cores, o logotipo… todos esses elementos criam uma expectativa que faz com que o cliente decida se deve ou não experimentar a mercadoria e se ela vale o preço que está sendo pedido.
Um estudo realizado pelo diplomata francês Jean-Pierre Lacroix mostrou que quase 65% dos consumidores consideram a embalagem importante antes da decisão de compra. Causar uma impressão positiva e superar as expectativas do consumidor é um caminho que pode representar uma vantagem competitiva. E não apenas isso: essa é uma boa possibilidade de cativar o público e agregar valor aos seus produtos.
Para que isso aconteça, pesquisar e conhecer profundamente o seu público-alvo é determinante. Por exemplo, se ele é sênior e não se importa em pagar um pouco mais por uma embalagem com materiais nobres que transmitam a ideia de tradição e sofisticação, vale a pena investir nesses elementos. Por outro lado, se o seu target é jovem, descolado e preocupado com a sustentabilidade, o menos é mais. Contudo, isso não quer dizer que o design não deve ser caprichado, mas que provavelmente ele se identificará com materiais que podem ser facilmente reutilizados ou absorvidos pela natureza de forma menos agressiva.
O conceito de sustentabilidade, inclusive, foi algo que ganhou corpo com a chegada da pandemia. Para Felipe Garcia, professor do curso de Design de Produtos e Serviços do Instituto Europeo di Disign e sócio-diretor da Criatégia, as empresas precisam entender que não há somente uma competição entre as marcas para conquistar a escolha do cliente, mas também uma percepção de que o cliente da era pós-pandemia opta por produtos que compreende. “Por isso, a importância de inserir o consumidor no centro das decisões e adotar um storytelling verdadeiro e acessível, que permita criar a identificação com a marca, seus propósitos e funcionalidades dos produtos apresentados”, explica. De acordo com ele, é preciso estar atento à mensagem transmitida que, atualmente, gira entorno da procedência do produto e das ações da empresa em prol da sustentabilidade.
Design e inovação
Uma embalagem com design atraente e funcional cria a oportunidade de agregar valor a um produto e, consequentemente, à marca do fabricante. Isso é importante em qualquer setor, mas especialmente naqueles em que o cliente não tem contato com sua loja ou empresa diretamente, como é o caso do e-commerce, por exemplo, que experimentou um crescimento vertiginoso durante a pandemia.
Empresas que investem em embalagens personalizadas demonstram que se importam com seus consumidores e entregam seus itens em segurança. Em um mercado cheio de clientes cada vez mais exigentes, quem aposta em conceitos além da simples entrega de mercadorias sem avarias, tem mais chances de se destacar. Os consumidores verão com mais atenção as empresas que se dedicam e expressam a essência da marca por meio da entrega do produto. A fase de encantamento é fundamental e faz parte da experiência do cliente.
Embalagens de papelão sem identificação são sem graça e não empolgam ninguém. Por esse motivo, dedicar uma atenção especial ao design e buscar formas de inovar pode ser o diferencial na construção de uma boa experiência do cliente. Usar recursos que ativem os cinco sentidos para melhorar a experiência e ter um contato mais próximo é muito positivo. Uma embalagem bem-apresentada, agradável ao toque, com recursos visuais que identificam a marca e um cheiro característico conquista de vez o cliente. Cada detalhe conta muito para o sucesso da estratégia e é por isso que nenhum deles deve passar despercebido.
Outra tática muito promissora é a criação de embalagens premium ou em edição limitada. Elas chamam a atenção do consumidor e fazem com que ele se sinta especial por comprar um produto diferenciado. O resultado não é apenas o aumento nas vendas, mas o incentivo à divulgação da marca, especialmente nas redes sociais, como consequência do advento das “experiências instagramáveis”. É possível investir em embalagens de qualidade e personalizadas sem ter grandes custos. Pesquisar bons fornecedores e inspirações é o primeiro passo para encontrar soluções mais viáveis. Pensando nisso, a Grafitusa criou o Embalab, um laboratório de criatividade especializado em embalagens. Nossos especialistas analisam a demanda de cada cliente e auxiliam no desenvolvimento de uma solução de embalagem que esteja alinhada ao público-alvo, produto, logística e orçamento.
Clique aqui e saiba o que o Embalab pode fazer pela sua empresa ou solicite o contato de um dos nossos especialistas.